15° edição do Fórum Embalagem & Sustentabilidade discute sobre a priorização na escolha do uso do alumínio
Evento realizado pelo Instituto de Embalagens debateu sobre a indústria de embalagens e sua relação com o material
Aconteceu, nos dias 28 e 29 de setembro, a 15° edição do Fórum Embalagem & Sustentabilidade, evento realizado pelo Instituto de Embalagens, que reuniu diversas empresas para abordar temas e soluções com menores impactos ambientais para a indústria de embalagens, como a priorização na escolha do uso do alumínio. Para trabalhar este tema, o Fórum contou com a participação de especialistas da Ball, Better Drinks, Novelis e CBA.
A Ball, fabricante de embalagens de alumínio, trouxe Estevão Braga, diretor de Sustentabilidade, que compartilhou dados sobre a economia circular na prática da utilização das latas de alumínio. O Brasil é considerado líder mundial na reciclagem de latas de alumínio, atingindo 33 bilhões de unidades recicladas em 2021, movimentando cerca de R$ 1 bilhão na economia e gerando uma renda de R$ 20 milhões para os catadores. “No pós-pandemia, nós vivemos em uma demanda de reconexão do ser humano com a natureza”, comentou Estevão.
Já Rodrigo Cocenza, gerente de marketing da Better Drinks, marca de bebidas, apresentou o novo produto da companhia, “Mamba Water”, água em lata 100% de alumínio que conta com uma iniciativa social que permite acesso à água potável para quem não tem. “Cada lata vendida é convertida em 1 litro de água para quem precisa”, afirmou Rodrigo.
A CBA, empresa de alumínio, falou sobre inovação em reciclagem pós-consumo das embalagens, que possui papel fundamental nas questões econômicas e ambientais. “As indústrias estão consumindo cada vez mais inovações mais complexas”, disse Fernando Wongtschowski, gerente-geral de Marketing Estratégico e Inovação da CBA.
E a Novelis, empresa de alumínio industrial, representada pela Beatriz Sobreira, gerente de Estratégia e Sustentabilidade, trouxe informações importantes sobre o sucesso da circularidade do alumínio, que chega a reduzir em 95% o uso da energia elétrica. “Também notamos a diminuição de resíduos nos aterros sanitários, mostrando a importância da reciclagem”, explica Beatriz.
Sobre o Instituto de Embalagens
Fundado em 2005, o Instituto de Embalagens tem o objetivo de levar conhecimento para o setor de embalagens, visando ao seu avanço e crescimento. O trabalho consiste na coordenação e realização de cursos, encontros, treinamentos e publicações técnicas. Desde a criação do Kit de Referências de Embalagens, primeiro material didático do Instituto, a entidade já publicou 22 livros e realizou 100 cursos e 133 eventos, com a participação de 15.989 profissionais. A crença do Instituto de Embalagens é de que melhores embalagens promovem um mundo melhor.