Manifesto PUMA: aliado da redução de resíduos é adequado para o idioma português

Instituto de Embalagens foi escolhido pela NVC para adequação e tradução do documento, que será lançado, no Brasil, dia 28 de setembro

Reunir soluções inteligentes para lidar com o destino final das embalagens, evitando que as mesmas se tornem um problema ambiental ainda mais grave, depois de ter cumprido o seu objetivo que é o de proteger os produtos. Foi com essa proposta que foi publicado pela NVC Netherlands Packaging Centre (Centro de Embalagem da Holanda), em 2020, o Manifesto PUMA, documento que acaba de ganhar sua versão em português, traduzida pelo Instituto de Embalagens, com a colaboração de Hugo Menilo, diretor de embalagens de alimentos da Unilever.

“O Instituto de Embalagens entende a necessidade e importância de contribuir com iniciativas transformadoras, que possam gerar e acrescentar mudanças em debates qualificados da comunidade empresarial sobre embalagem e preservação do meio ambiente”, diz Assunta Napolitano Camilo, diretora do Instituto de Embalagens.

A ideia do movimento é construir um futuro perene para a indústria de embalagens, através de um esforço coletivo da comunidade empresarial de embalagens para que elas deixem de ser um problema ambiental. Publicado originalmente em inglês, o Manifesto já foi traduzido para 17 idiomas e, no dia 13 de setembro, será lançado na sua versão em português no Sustainable Packaging Summit, evento organizado pela Packaging Europe, em Lisboa, Portugal. No Brasil, o lançamento oficial será no Fórum de Embalagem & Sustentabilidade, dia 28 de setembro, em São Paulo.

A tradução e adequação do Manifesto PUMA para o português tem como objetivo possibilitar que mais empresas do setor de embalagens tenham acesso aos novos desenvolvimentos e conhecimentos compartilhados durante as reuniões anuais. O próximo encontro acontecerá na 1 a Conferência Mundial PUMA, no dia 03 de maio de 2023, em Düsseldorf, na Alemanha.

“A luta para a redução de resíduos de embalagens deve começar de dentro para fora. As companhias precisam entender a necessidade de cuidar dessas questões e levar conhecimento para que o problema seja resolvido. É algo que exige esforço e mudanças culturais dentro das empresas. O Instituto de Embalagens acredita que o conhecimento é um pilar fundamental para o futuro que queremos construir para a indústria de embalagens ajudar a promover um mundo melhor”, completa Assunta.

Sobre o Instituto de Embalagens
Fundado em 2005, o Instituto de Embalagens tem o objetivo de levar conhecimento para o setor de embalagens, visando ao seu avanço e crescimento. O trabalho consiste na coordenação e realização de cursos, encontros, treinamentos e publicações técnicas. Desde a criação do Kit de Referências de Embalagens, primeiro material didático do Instituto, a entidade já publicou 21 livros e realizou 100 cursos e 133 eventos, com a participação de mais de 15 mil profissionais. A crença do Instituto de Embalagens é de que
melhores embalagens promovem um mundo melhor.