Que conteúdo publicar no Instagram?
Uma das dúvidas mais frequentes é o que publicar no Instagram ou nas redes sociais em geral.
Se você quer ter uma boa presença no Instagram e que seus clientes em potencial se lembrem da sua marca graças ao seu conteúdo, continue lendo.
A importância do conteúdo no Instagram
No Instagram há muitas contas e marcas que compartilham conteúdo, o que faz com que o usuário se torne mais requintado quando se trata de consumir conteúdo.
Como usuários, queremos aproveitar o tempo que passamos no Instagram com conteúdos que realmente gostamos, que sejam úteis, interessantes, divertidos, informativos, etc.
É por isso que você deve ter ouvido que a qualidade é melhor do que a quantidade.
De fato, se você quiser criar uma comunidade e estar na mente do seu consumidor você deve criar conteúdo que realmente interesse seus seguidores, o que em marketing chamamos de conteúdo de qualidade.
Nesse quesito, uma agência de SEO pode lhe ajudar a decidir qual o melhor conteúdo para o seu público-alvo. Por isso, não hesite em pedir ajuda.
Como escolher o que publicar no Instagram?
Qual é o seu objetivo?
Primeiro de tudo, você deve considerar qual é o seu objetivo principal, aquele que você quer alcançar com sua conta.
Por exemplo, os principais objetivos mais comuns são:
- Dar a conhecer a sua marca ou os seus produtos e serviços.
- Ter mais visibilidade.
- Aumentar as vendas dos seus produtos ou serviços.
- Destacar-se como profissional do seu setor.
- Levar tráfego para outras redes sociais, para o seu site, para o seu blog ou para a sua loja online.
Isto é algo que você deve definir e que será o pilar da sua estratégia, pois o conteúdo que é criado deve ajudá-lo a alcançar o que você definiu.
Atenção, este objetivo não precisa ser o mesmo ao longo da vida da sua conta Instagram, mas vai mudar à medida que a sua marca vai evoluir.
Quem é o seu potencial cliente?
Isto é algo que muitas contas esquecem e que faz toda a diferença.
Quando você cria conteúdo para o seu cliente em potencial, para aquelas pessoas que têm uma boa chance de comprar seus produtos ou serviços, você atrai pessoas que estão interessadas no que você oferece.
Quando o que você faz é compartilhar conteúdo sem ter isso claro, vender pelo Instagram pode ser mais complicado.
Portanto, pense e defina bem quem é o seu comprador no Instagram.
Defina seus pilares e categorias de conteúdo
Uma vez que você esteja claro sobre o que você quer alcançar, o que você deve fazer é definir os pilares de conteúdo e, dentro de cada pilar, quais categorias de conteúdo você vai trabalhar.
Pense em 2 ou 3 pilares de conteúdo.
E dentro desses pilares, você pode definir as categorias de conteúdo que você vai compartilhar.
Planeje o conteúdo
O planejamento é muito importante.
É hora de você criar um calendário editorial para sua conta Instagram e começar a pensar em quais canais você vai compartilhar conteúdo e qual será a frequência em cada um desses canais.