A massagem e a aromaterapia são realmente eficazes?
A massagem com óleo essencial e a aromaterapia são realmente eficazes? A pesquisa científica sobre os efeitos da aromaterapia na saúde é irregular ou inexistente.
De acordo com a pesquisa do NCCIH, alguns estudos descobriram que óleos irritantes podem melhorar o humor. Os exemplos incluem limões, laranjas e tangerinas . No entanto, a lavanda, embora amplamente considerada segura, foi encontrada no mesmo estudo para não afetar o humor.
Outro estudo examinou os efeitos da camomila e da massagem terapêutica na ansiedade. De acordo com fontes confiáveis do National Cancer Institute (NCI), os resultados mostram que após a massagem com camomila e massagem sem aromaterapia, a redução dos sintomas de ansiedade é maior.
Em geral, o NCI aponta que a aromaterapia é benéfica para os seguintes usos.
- ansiedade
- depressão
- Insônia
- náusea
- dor
O National Institutes of Health forneceu um resumo abrangente da pesquisa sobre a eficácia dos óleos essenciais por meio da National Library of Medicine. Atualmente, não há pesquisas comprovadas mostrando que qualquer doença pode ser curada com o uso de óleos essenciais ou aromaterapia.
Outros benefícios dos óleos essenciais
Em relação a outros possíveis benefícios dos óleos essenciais, como melhorar o humor ou aliviar o estresse, os resultados são bastante desiguais. Mas a maioria deles ainda é inconclusiva.
Um dos estudos científicos mostrou que os efeitos positivos dos óleos essenciais envolviam pessoas com demência. Embora contrário à lenda geral, beber uma colher de sopa de óleo de peixe por dia não pode resistir à demência, mas de acordo com um estudo no Journal of Clinical Psychiatry, há evidências de que o óleo de limão pode reduzir a ansiedade em pacientes com demência.
Existem outras histórias de sucesso comprovado de óleos essenciais, como o uso do óleo da árvore do chá para tratar a acne e o uso de tomilho, alecrim, lavanda e cedro para tratar a queda ou queda de cabelo.
Devido às propriedades antibacterianas naturais das frutas cítricas, a pesquisa sobre o uso de óleos essenciais encontrados nas frutas cítricas é de particular interesse.
Por exemplo, óleos essenciais cítricos, especialmente quando combinados com sal do Mar Morto, mostraram inibir o crescimento bacteriano em camundongos e têm efeitos antiinflamatórios.
No entanto, a maioria desses estudos não foi estendida aos ensaios clínicos, o que significa que ainda há muito trabalho a ser feito antes que os óleos essenciais possam ser prescritos pelos médicos.
Tendo em vista o grande interesse público por óleos essenciais, seja para problemas que outras drogas não resolveram até agora, seja para controlar coisas que podem entrar no armário de remédios sem uma receita, óleos essenciais podem ser tomados.
Obviamente, vale a pena conduzir mais pesquisas sobre os benefícios. Uma exceção são os efeitos semelhantes aos do estrogênio do óleo de lavanda e da árvore do chá, que, quando usados por um longo tempo, parecem estar relacionados ao aumento dos seios em meninos pré-púberes.Se você deseja somar ainda mais aos seus cuidados naturais, escolha usar um colar ambar para fortalecer seu sistema imunológico enquanto aumenta a resistência contra doenças inflamatórias.